Dicas de como usar corretamente os pincéis na maquiagem

Que a maquiagem é super importante no dia a dia de qualquer mulher, isso não é novidade nenhuma, ela pode, além de esconder imperfeições, disfarçar noites mal dormidas, acnes, ou só mesmo destacar a beleza e emprestar um ar mais saudável.

Porém, o que muita mulher ainda não se deu conta, é da importância de pincéis específicos na maquiagem, e isso desde a maquiagem mais simples, como a para ir trabalhar, por exemplo, como uma mais elaborada, para noites e eventos mais chiques, eles são de enorme ajuda na hora de aplicar rímel, batom e etc…

E se você, assim como tantas outras mulheres, ainda fica meio perdida na hora de escolher cada pincel, veja abaixo algumas dicas de como usar corretamente os variados tipos de pincéis de uma maquiagem.

 Base

Tanto para a base líquida como para a base cremosa, podem ser usados dois tipos de pincel: o de formato chato e fino, e o duo fiber (que ajuda a espalhar o produto na pele de forma mais uniforme).

Como passar: O pincel de formato chato e fino espalha por igual tanto a base cremosa quanto a líquida.

Coloque um pouco da base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas, depois, espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), mas procurando puxar sempre o produto para as laterais, dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme.

Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, espalhando bem o produto. Sua pele ficará com um efeito aveludado.

Corretivo

O pincel para aplicar corretivo também tem o formato achatado e fino, mas é menor que o pincel da base, quadradinho com as extremidades mais estreitas.

Como passar: Por seu formato ser quadradinho, ajuda a camuflar olheiras com mais precisão.

Aplique o corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha, dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto, para que seu rosto não fique com manchas desiguais do produto.

O pincel apropriado é aquele redondo, para poder cobrir as áreas maiores do rosto, já os compactos, de cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo.
Como passar: Aplique em movimentos de vaivém,  na zona T do rosto ( centro da testa, laterais do nariz, sob os olhos e o centro do queixo), pois essa região sempre pede uma aplicação de pó para disfarçar a oleosidade.

Porém, a dica, para não errar na dose, é encostar o pincel no pó, dar uma batidinha na mão ou assoprar de leve para tirar todo o excesso.

Blush

Para aplicar o Blush, o pincel deve ter cerdas arredondadas ou chanfradas.

Como passar: O pincel chanfrado é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto, aplique, partindo das maçãs do rosto – nessa hora, dê um sorrisinho para encontrar o local certo- em direção às orelhas.

Quem quiser um look estilo boneca, a dica, é fazer movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para uma make mais natural, vale a dica de retirar o excesso do produto do pincel com um sopro, antes de aplicar.

Olhos

Para os olhos, são muitas as possibilidades de efeitos, e cada um requer um tipo de pincel:

Na hora de aplicar a primeira camada de sombra, a dica é apelar para picéis de espuma (melhor para aplicar sombras com glitter) ou de cerdas achatadas.

Se for aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar a maquiagem.

Se quiser esfumar a sombra, use o pincel de formato oval, faça movimentos curtos e leves de vai-vem, que irá deixar a sombra bem natural.

Se quiser delinear a pálpebra e corrigir a sobrancelha, a dica é usar o pincel Chanfrado ( Cerdas finas e durinhas), umedecendo a ponta do pincel chanfrado, passando na sombra e fazendo um traço grosso rente aos cílios dando adeus rugas.

Use o pincel com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.

Para efeito delineador / linha rente aos cílios, a dica é usar um pincel de ponta bem fina e cerdas bem juntas e procurar fazer um traço bem fino na linha dos cílios, criando o efeito de delineador cremoso

Boca

Na hora de pintar os lábios, a dica é utilizar um pincel de cerdas bem finas e juntas, esse é o ideal para fazer o contorno da boca, já o de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é mais apropriado para espalhar o batom.

Como passar: Passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, depois, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e, então, vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo.

Depois, já com o pincel mais grosso, preencha os lábios.

Na hora de limpar os pincéis

Agora sua maquiagem está pronta, porém, é fundamental que você não se descuide na hora de lavar seus pincéis, e isso deve ser feito a cada 15 dias, ajudando, assim, a prolongar a vida deles, e lave-os com um shampoo neutro, depois, seque com papel toalha ou um lenço umedecido, ou mesmo deixe-os secar naturalmente (longe do sol), e JAMAIS guarde os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas.

Deixe uma resposta